- Sra. Amanda Freire - Conselheira do CMRA
- Sr. Auris - sub-síndico da Quinta das Pontes
- Sra. Cristiane Freire - Quinta das Praças
- Sra. Edna Chérias - Quita das Ruas
- Sr. Eromir Borba - Quinta das Igrejas
- Sr. Gilson de Carvalho - Quinta das Pontes
- Sr. Jacinto Morais - Quinta das Praças
- Sr. José Pacheco Filho - Síndico Geral
- Dr. Marcelo - Advogado do CMRA
- Sr. Paulo Moura - Quinta das Pontes
- Sr. Rômulo Freire - Quinta das Pontes
- Engº. Tarcisio Pignata ( CREA: 022.021-D-PE) - Quinta das Pontes
- O síndico geral, Sr. José Pacheco, atendeu aos pedidos desta Comissão e adiou a data da Assembléia geral. Também entregou a relação dos apartamentos que apresentam problemas de infiltrações, que totalizam 136 unidades.
- A empresa Master P.G. resolveu por iniciativa própria parar com os serviços. Aparentemente não resistiu às críticas que outras empresas que aqui trouxemos para realização de orçamentos faziam aos seus trabalhos. Elas apontaram falhas legais, de segurança e técnicas nos procedimentos. As falhas legais poderiam acarretar multas ao CMRA por parte do INSS e Ministério do Trabalho; as falhas técnicas simplesmente fariam com que os reparos não fossem duradouros e talvez tivéssemos que refazer tudo novamente no ano seguinte. Dentre estas falhas, destacamos:
- Falta de um canteiro de obras - local com sanitários, banheiros, mesa para refeições e reuniões técnicas, além de guarda de materiais e ferramentas, para uso dos operários. Uma exigência legal.
- Falta de equipamentos de proteção individual e do local de trabalho.
- Falta de documentação exigida para execução de obras.
- Uso de material inadequado ao tipo de reparo. Ex.:
- Usar um vedante recomendado para vedação de superfícies sempre úmida, como caixas d'agua, para vedar as infiltrações das paredes que levam sol, o que fará com que o mesmo resseque e perca a sua propriedade impermeabilizante.
- Usar nas paredes laterais um selante plástico recomendado para uso em coberturas, que dificulta a aplicação da tinta, e ainda na cor branca (ao invés da cor definitiva), o que vai forçar o uso de mais camadas de tinta para a sua cobertura.
- A Comissão recomendou ao síndico geral que contrate a assessoria de um engenheiro para fazer o projeto descritivo e quantitativo dos serviços de reparo e conservação a serem realizados. Com este projeto em mãos e com a assessoria do engenheiro, será preparado um edital de concorrência, onde empresas serão convidadas a apresentar propostas para a execução dos serviços. Desta forma será possível comparar as propostas, pois todas serão para realizar os mesmos serviços, especificados no edital. Ou seja, ao invés de cada empresa em sua proposta dizer o que faria, nos é que estamos dizendo o que vai ser feito e solicitando propostas para tal.
- O enenheiro Tarcisio Pignata, membro desta Comissão, não aceitou ser o assessor a ser contratado pela administração e ficou de trazer um outro engenheiro da sua confiança à proxima reunião, o qual possivelmente venha a ser o contratado.
- Uma vez realizada a concorrência e escolhido a empresa vencedora, submeteremos a deliberação da Assembléia a contratação da mesma. Desta forma, não há dúvida de que as coisas ocorrerão a bom termo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Apesar de estar permitido comentários anônimos, é importante que você se identifique para dar mais credibilidade à sua opinião. Se quiser resposta, informe o seu email. Procuraremos manter todos os comentários, mas os anônimos desabonadores serão removidos.